terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Itacaré: 5 praias inesquecíveis


Itacaré é desses lugares que é necessário ir para acreditar que existem. Saindo de Vitória, pegando a BA 001, seguindo para o litoral sul da Bahia, depois de aproximadamente 12 horas de estrada, chega-se ao paraíso tropical desenhado com requinte de detalhes. Tem coqueiros a perder de vista. Colorido pôr do sol. Praias (quase) desertas com o mar que é um ofurô de águas verdes. Cachoeiras. Ruas não asfaltadas. Rios de águas cristalinas que entremeiam as praias, que disputam o título de "a" mais bela. E para chegar às melhores é preciso encarar caminhadas por trilhas. A dica é contratar um guia para acompanhar os passeios. 

Itacarezinho
Após 30 minutos de caminhada - vai por mim, vale a pena - você chega pelo alto e vê um tapete de coqueiros estendidos próximo ao mar. Nada além de céu e horizontes infinitos. É a catarse. A praia de Itacarezinho é, talvez, (podendo com certeza causar uma injustiça) a mais famosa do balneário e se estende por cinco quilômetros. Há, ainda, próximo à saída da trilha, uma cascata de água doce. Também é possível chegar a Itacarezinho de carro, pagando para estacionar o veículo, além da consumação se quiser utilizar as mesas ou os bangalôs dos quiosques. É ali que também fica o mais famoso resort da região, o superexclusivo Txai. 




Prainha
Prainha é considerada uma das praias mais lindas do Brasil. A praia tem dois morros verdes ao norte e ao sul, e um belíssimo coqueiral junto à areia. Frequentada por surfistas, a praia oferece uma estrutura mínima, apenas uma barraca que vende água de coco, frutas, queijo assado e bebidas. Tem ducha e banheiros. 


Havaizinho
É uma das mais lindas e faz jus ao nome que tem. Um imenso coqueiral emoldura o cenário. É deslumbrante.




Engenhoca
É uma praia tranquila, quase deserta, com um rio no canto direito. A paisagem pode ser admirada com água de coco ou caldo de cana com gengibre. Parece ser a preferida dos surfistas 

 Jeribucaçu 
Do alto da trilha dá para avistar os coqueiros, a mata e o mar que aguardam no final da caminhada. O encontro do rio Jeribucaçu com o mar faz desse cenário um dos mais belos da região.


                                                                                      (Fotos: Guilherme Sillva)


Nenhum comentário: